Esses dias eu estive pensando como somos feitos de fases durante a vida. Quando nascemos já somos impostos a passar por várias delas. De bebê engatinhamos para criança, brincando de ser criança nos tornamos adolescentes e com rebeldia viramos adultos, responsáveis, e assim por diante. Eu vou me conter em falar apenas desta última fase, que pra mim é formada por vários ciclos, que não deixam de ser fases.
Se eu falar que eu tenho 23 anos todos já vão me entitular de adulto e responsável pelos meus atos, é, sou mesmo. Mas acontece que todo adulto mortal passa por etapas diferentes na mesma fase assim denominada. Se eu pudesse dividiria ela em mais umas cinco pelo menos. Adulto nível I: Onde você acha que já é adulto por ter 18 anos. Adulto nível II: Você descobriu que é adulto e quer aproveitar a vida porque seus pais não mandam mais em você. Adulto nível III: Você aproveita a vida, mesmo vendo que seus pais ainda têm poder sobre você. Adulto nível IV: Você cansa de aproveitar a vida da maneira que você achava que era pra aproveitar e pensa em encontrar outras maneiras de ser feliz. Adulto nível V: Você descobre novas maneiras de aproveitar a vida e/ou continua eternamente nos níveis anteriores.
Eu não passei por todas elas ainda, mas acho que estou no tempo que tem de ser. Eu diria que estou na fase IV, e com ela sempre trago o instinto de renovação pulsando. Já me conheço bem, já conheço as coisas que me fazem feliz, já sei das responsabilidades que trago comigo e já sei o que eu não quero pra mim. Ai eu me pergunto: O que falta pra ser feliz e maduro o suficiente pra aproveitar a vida da maneira certa? Sempre que penso nisso, a primeira coisa que me vem a cabeça é a palavra RENOVAÇÃO.
Renovar pra mim é traçar corretamente o caminho que você quer seguir, sem mais desvios. Renovar pra mim é ter coragem pra vislumbrar novos horizontes, tendo orgulho do que você fez quando olha pra trás. Renovar pra mim é viver um futuro melhor, sem abandonar as coisas boas do presente. Renovar pra mim é poder carregar um passado limpo, sem páginas amassadas ou mal acabadas. Mas a vida e as pessoas nem sempre nos dão esta oportunidade. Então, talvez tenhamos que aprender a carregar um pouco das nossas dúvidas e erros amargos, ou talvez eles foram necessários somente para nossa construção.
Acho que o primeiro passo pra renovação é enxergar a necessidade de se renovar. Eu me sinto pronto pra isso, seja como for, aonde for e quando for, me sinto preparado e com sede de renovação. Quero achar minha maneira de ser feliz e tenho certeza que terei muitas pessoas torcendo por isso, são estas que vão continuar enxergando a mesma essência que sempre construiu nossas relações. Eu quero voar, eu estou pronto para voar.
"Eu conheço a imensidão do céu. Pássaro que sou, mergulharei de vez. Uma vez ou três... Amanheceu é hora de voar."
(Pássaros - Claudia Leitte)
Me identifiquei bastante com seu texto. Fantástico!
ResponderExcluirPoxa, que bom! Obrigado! :D
ResponderExcluirÓtimo texto, Davi. =)
ResponderExcluirValeeeeu Marcelãoo!! :D
ResponderExcluir